A empresa pode demitir um empregado por justa causa se ele for condenado criminalmente e preso? Quais são os requisitos necessários para essa rescisão?

Criada por Suellen de Oliveira de Oliveira Almeida, Modificado em Qua, 11 Set na (o) 1:44 PM por Suellen de Oliveira de Oliveira Almeida

Sim, a empresa pode demitir um empregado por justa causa se ele for condenado criminalmente e preso, de acordo com o artigo 482, alínea "d" da CLT. Para que a rescisão seja válida, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  1. Condenação criminal transitada em julgado: A decisão judicial deve ser definitiva, sem possibilidade de recurso, ou seja, a condenação já se tornou final e não pode mais ser contestada.

  2. Inexistência de suspensão da execução da pena: O empregado deve estar cumprindo a pena em regime de prisão, sem que haja suspensão da execução da pena.

A rescisão por justa causa não se baseia apenas na condenação criminal do empregado, mas na impossibilidade de ele comparecer ao trabalho devido à reclusão. A falta do requisito da pessoalidade (artigo 3° da CLT) impede a manutenção do vínculo empregatício, uma vez que o empregado não pode desempenhar suas atividades laborais enquanto estiver preso.


Atualizado em 11/09/2024














































Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo