Estágio: pontos positivos e negativos em contratar estagiários

Criada por Suellen de Oliveira de Oliveira Almeida, Modificado em Sex, 16 Ago na (o) 10:41 AM por Suellen de Oliveira de Oliveira Almeida

Antes de abordar os pontos positivos e negativos, é importante considerar alguns detalhes essenciais ao contratar um estagiário(a):

  1. Requisitos para o Estágio: O estagiário deve estar matriculado em um curso superior ou técnico relacionado à atividade que irá desempenhar. Além disso, é necessário ter um supervisor com formação adequada na área. Por exemplo, se contratar um estagiário em administração, o supervisor deve ter um diploma em Administração ou em um curso aprovado pela Instituição de Ensino.

  2. Contratação e Agentes de Integração: Empresas como o CIEE podem intermediar o contrato de estágio. No entanto, a empresa também pode firmar um termo de cooperação diretamente com a Faculdade, caso em que o estagiário deverá ser incluído na folha de pagamento processada pela Novak.

  3. Número Máximo de Estagiários: O número de estagiários permitido deve respeitar as seguintes proporções em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes:

    • De 1 a 5 empregados: 1 estagiário
    • De 6 a 10 empregados: até 2 estagiários
    • De 11 a 25 empregados: até 5 estagiários
    • Acima de 25 empregados: até 20% de estagiários

Pontos Positivos:

  • Contribuição Social: O estágio permite que a empresa participe na formação de profissionais completos, integrando teoria e prática.
  • Economia: O estágio é atraente para quem busca aprendizado mais do que remuneração. É possível contratar estagiários sem remuneração obrigatória, sendo a bolsa ou contraprestação acordadas de forma facultativa. No caso de estágio não obrigatório, a remuneração e o auxílio transporte são obrigatórios, conforme o Artigo 12 da Lei nº 11.788/2008.
  • Vínculo Empregatício: O estagiário não tem vínculo empregatício, portanto, não há 13º salário, adicional de férias, verbas rescisórias ou assistência na rescisão.

Pontos Negativos:

  • Férias: As férias do estagiário devem coincidir com o recesso escolar.
  • Carga Horária: Durante períodos de provas e avaliações, a carga horária do estágio deve ser reduzida pelo menos à metade.

Atualizado em 16/08/2024

 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo